Isolado de Psicologia para a Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEEDF
(Gestor em Políticas Pública e Gestão Educacional / Professor de Educação Básica)
Acabou de sair o concurso da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL! E nós já temos nosso curso ISOLADO de psicologia para levarmos as vagas para os dois cargos que iremos trabalhar (Gestor em Políticas Pública e Gestão Educacional / Professor de Educação Básica).
O conteúdo dos dois cargos será praticamente o mesmo. Apenas o primeiro terá um acréscimo de 5 tópicos no final.
Sim, você deve DESCONSIDERAR a quantidade de vagas ofertadas. Gravamos um PodCast com uma servidora da SEEDF que nos garantiu que tem muito cargo vago, sempre chamam muito mais e a demanda é enorme!
YOUTUBE: PodCast Psicologia Nova - Marianna Queiroz Batista - Secretaria de Educação do Distrito Federal
Vamos falar primeiro do nosso curso e depois do seu concurso:
DADOS SOBRE O SEU CURSO ISOLADO DE PSICOLOGIA PARA A SEEDF
Carga Horária Total do Curso: 20 horas-aula (40 blocos de 25 minutos cada)
Início da liberação das aulas gravadas e escritas: 10/07/2022.
Certificado ao final do curso: Sim (após 80% de visualização do conteúdo).
Preço do certificado: Gratuito.
Professore do Curso:
Psicologia – Alyson Barros
ATENÇÃO: O curso pode ser dividido em até 10x sem juros no Pagar-me.
1. É possível fazer as duas provas (uma semana de intervalo)
2. Há uma convicção de que chamarão muitos aprovados (conforme últimos concursos e vagas atualmente disponíveis)
3. Temos muito tempo até a prova!
4. A área educacional é um campo que tende a ter mais concursos neste segundo semestre de 2022.
5. Tem curso específico no Psicologia Nova!
6. O Cadastro de Reserva é GIGANTE!
O nosso curso irá preparar para dois cargos ao mesmo tempo e você poderá inscrever-se para as duas provas!
Veja:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA- Psicólogo (CARGO 461) | GESTOR EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL-Psicólogo (CARGO 475) |
Banca: Quadrix Vagas: 02 + 6 CR Remuneração: R$ 4.228,56 + Gratificações Carga Horária: 40 horas Inscrições: 02 a 31/08/2022 Valor da Inscrição: R$ 83,00 Prova: 09/10/2022 (Manhã) | Banca: Quadrix Vagas: 02 + 67 CR Remuneração: R$3.261,59+ Gratificações Carga Horária: 40 horas Inscrições: 02 a 31/08/2022 Valor da Inscrição: R$ 56,00 Prova: 16/10/2022 (tarde) |
1. Prova objetiva (120 pontos)
Conhecimentos Básicos – 40 itens
Conhecimentos Complementares – 30 itens
Conhecimentos Específicos – 50 itens
2. Prova discursiva (1 dissertação sobre atualidades) - (30 pontos)
3. Avaliações de Títulos
A prova objetiva será composta por 120 itens com respostas CERTO ou ERRADO
A prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo, com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas, a respeito de tema relacionado aos conhecimentos básicos (Atualidades).
O aluno terá o prazo, IMPRETERÍVEL/IMPRORROGÁVEL, de 4 (quatro) meses, contados a partir da efetivação da matrícula, para assistir às aulas.
O aluno poderá assistir a cada aula até 03 (três) vezes, no horário que achar conveniente, bastando possuir um computador e acesso á internet banda larga. Em hipótese alguma será permitida a gravação das aulas.
É indicado uma internet mínima de 5 Mb/s para acesso as aulas em alta resolução, sendo que também é possível o acesso com internet de 2 Mb/s em resoluções menores.
As aulas estarão disponíveis no site www.psicologianova.com.br e somente poderão ser utilizadas pelo aluno matriculado no curso, sendo vedada à cessão a terceiros.
Dois acessos simultâneos farão com que a conexão caia.
A Psicologia Nova não se responsabiliza por problemas de atualização de Flash, Java, navegadores, qualidade da conexão da internet, ou ainda, bloqueios por antivírus ou firewall. Portanto, certifique-se com antecedência que sua máquina encontra-se apta para o acesso ao nosso curso. Recomendamos a utilização do navegador Safari ou Firefox (Puffin em Tablets).
Atenção I: nós trabalhamos com a hora-aula (que é diferente da hora-relógio). Nossa hora-aula é de 50 minutos. Dividimos cada hora-aula em dois blocos de 25 minutos. Assim, por exemplo, um curso com 24 horas-aula possui, se fizermos a conversão, 1200 minutos de vídeo (equivalente a 20 horas de relógio). Esse é o tempo de acesso para cada vídeo no exemplo citado.
Atenção II: o acesso a cada vídeo é contabilizado pelo nosso player. Cada vídeo pode ser acessado por até 3x o seu tempo. Assim, um mesmo vídeo de 30 minutos pode ser assistido por 90 minutos (sempre que não for mais assistir ao vídeo, feche a aba do navegador). Recomendamos que o aluno planeje estrategicamente a forma de utilizar seus créditos para cada vídeo e que os use com sabedoria. Tem funcionado com os aprovados até aqui e certamente funcionará com você!
Conteúdos das suas provas
LÍNGUA PORTUGUESA
USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA BÁSICA
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
CONHECIMENTOS ACERCA DO DISTRITO FEDERAL
ATUALIDADES (SOMENTE PARA A PROVA DISCURSIVA)
CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
LEGISLAÇÃO (PARA TODOS OS CARGOS)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS [Nosso curso versará sobre esses conteúdos]
1 Teorias da psicologia do desenvolvimento humano e suas implicações educacionais: epistemologia genética de Piaget, psicologia histórico-cultural de Vigotsky, teoria da psicogênese da pessoa de Wallon, contribuições da psicanálise para a educação, princípios básicos da análise do comportamento e psicologia do desenvolvimento adulto.
2 Processo de ensino e de aprendizagem.
2.1 Relação entre professor e aluno, relação entre desenvolvimento e educação, encontro entre subjetividade e educação no cotidiano da prática educativa, desenvolvimento atípico, segregação e exclusão.
3 Psicologia escolar: histórico, caracterização, interdisciplinaridade, perspectivas atuais e controvérsias da atuação em psicologia escolar.
4 Relação da Psicologia com a Educação.
4.1 Fracasso escolar, medicalização da educação e patologização das dificuldades do processo educativo.
4.2 Atuação em psicologia escolar: colaboração com o processo de ensino e de aprendizagem; trabalho junto aos professores e demais servidores; educação continuada e formação pessoal dos educadores; ação e intervenção junto à comunidade educativa; ampliação da abordagem das dificuldades no processo de escolarização; mapeamento e análise da instituição educativa; e contribuição para elaboração e implementação de políticas públicas de educação.
5 Complexidade e multideterminação do processo educativo.
6 Cultura, ideologia e instituição educativa.
7 Função e finalidade da escola.
8 Projeto político-pedagógico, gestão democrática e políticas públicas de educação.
9 Função humanizadora da educação.
10 Planejamento da ação educativa: objetivos, conteúdos e vivências; métodos, técnicas e estratégias de ensino e de aprendizagem; humanização no e do processo educativo; e multimídia educativa e processo de avaliação educacional.
11 Metodologia de projetos, interdisciplinaridade e globalização do conhecimento e análise de dificuldades e potencialidades no cotidiano escolar, em sua relação com a sociedade concreta.
12 Educação em e para os direitos humanos, cidadania e diversidade cultural.
13 Educação a distância: paradigmas, limites e possibilidades.
14 Universidade: conceito, histórico e função social.
15 Políticas públicas de educação superior e realidade brasileira.
16 Metodologia de ensino de Psicologia: organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula; e organização didático- pedagógica e o ensino integrado de Psicologia diante das exigências metodológicas de ensino e de aprendizagem.
17 Ensino globalizado e formação da cidadania.
18 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
19 Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância.
20 Questões relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem de Psicologia.
Os conteúdos em vermelho não foram exigidos para o cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA- Psicólogo
Os conteúdos em vermelho FORAM exigidos para o cargo de GESTOR EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL-Psicólogo
Conteúdos do Curso CARREIRAS ESCOLARES 2024 [ATENÇÃO: AULAS 100% liberadas!]
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO
A difícil delimitação do campo
Características do Campo
Métodos de estudo da psicologia do desenvolvimento
Fases tradicionais do desenvolvimento humano
Conceito de Desenvolvimento
Piaget
Vygotsky
Wallon
Comparação entre Piaget, Vygotsky e Wallon
Erikson
A teoria de Desenvolvimento Moral de Kohlberg
Urie Bronfenbrenner
Bowlby
Cuidados Maternos e Saúde Mental – John Bowlby
Spitz
O estágio Não Objetal
A Fase do Precursor do Objeto
Sobre o Sorriso
Sobre a Ansiedade
Sobre o “Não”
Patologia das Relações Objetais
Sigmund Freud
M. Klein
D. Winnicott
A Infância para Winnicott
A adolescência para Winnicott
A criança e o adolescente em seu desenvolvimento normal e psicopatológico.
Síndrome normal da adolescência
Freud
PRIMEIRA TÓPICA: modelo topológico da mente (acesso à consciência)
SEGUNDA TÓPICA: modelo estrutural da personalidade (Instâncias da Personalidade)
As fases do desenvolvimento psicossexual freudianas
Pulsão
Instintos
Sobre o Narcisismo
Mecanismos de Defesa
Rogers
Skinner e Watson.
A Abordagem S=R
Contribuições da psicanálise para a educação
A psicanálise e crianças/adolescentes
A Psicanálise e o Professor
A psicanálise e a equipe que ampara o professor
A psicanálise e a escola
A psicanálise e a família da criança/adolescente
A visão de Kupfer
Extra – Freud o Antipedagogo
A Abordagem S=R e a Análise do Comportamento
A AEC e a educação
Esquemas (verbetes) de Comportamentalismo
PSICOLOGIA ESCOLAR
Psicologia escolar: histórico, caracterização, interdisciplinaridade, perspectivas atuais e controvérsias da atuação em psicologia escolar.
Teorias da Aprendizagem e Processo de ensino e de aprendizagem. Conhecimento dos processos de aprendizagem e das diferenças individuais para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais diferenciados.
A breve, brevíssima, história da Psicologia da Aprendizagem
Grupos de teorias de aprendizagem
Processo de ensino e de aprendizagem
Avaliação do Ensino-aprendizagem
Metodologias Ativas de ensino aprendizagem
Conhecimento dos processos de aprendizagem e das diferenças individuais para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais diferenciados.
A educação inclusiva
Implementação de sistemas motivacionais com a participação direta do professor/aluno.
Caminhos para a transformação da prática de sala de aula – Mediação de Feuerstein
Sistemas motivacionais escolares para alunos e professores
Relação entre professor e aluno, relação entre desenvolvimento e educação, encontro entre subjetividade e educação no cotidiano da prática educativa, desenvolvimento atípico, segregação e exclusão.
Relação da Psicologia com a Educação. Fracasso escolar, medicalização da educação e patologização das dificuldades do processo educativo.
A definição de fracasso escolar
Quem produz ou mantém o fracasso escolar
Consequências do fracasso escolar
As abordagens contemporâneas do fracasso escolar
O papel do Psicólogo Escolar
Da perspectiva do fracasso escolar para a perspectiva do sucesso escolar
Atuação em psicologia escolar: colaboração com o processo de ensino e de aprendizagem; trabalho junto aos professores e demais servidores; educação continuada e formação pessoal dos educadores; ação e intervenção junto à comunidade educativa; ampliação da abordagem das dificuldades no processo de escolarização; mapeamento e análise da instituição educativa; e contribuição para elaboração e implementação de políticas públicas de educação.
Psicopedagogia na Educação Básica;
Hipóteses sobre as dificuldades de aprendizagem
Os desafios e os processos do psicopedagogo
Sobre a avaliação Psicopedagógica
Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA)
Instrumentos de avaliação e intervenção psicopedagógica
Complexidade e multideterminação do processo educativo.
Cultura, ideologia e instituição educativa.
Função e finalidade da escola.
A Escola Conservadora
A Escola Unitária e Desinteressada
A Escola como Promotora do Homem
O Ideal da Visão Atual da Escola
Necessidades especiais na aprendizagem. Caracterização e orientação da pessoa com deficiência. Alternativas de intervenção diagnóstica, práticas pedagógicas e apoio às adequações curriculares. Orientação ao professor e à comunidade escolar.
Caracterização e orientação da pessoa com deficiência.
Sobre o Diagnóstico das Necessidades Especiais de Educação
Um último caroço de conhecimento
Práticas pedagógicas e apoio às adequações curriculares.
Orientação ao professor e à comunidade escolar.
EDUCAÇÃO
Projeto político-pedagógico, gestão democrática e políticas públicas de educação. Planejamento da ação educativa: objetivos, conteúdos e vivências; métodos, técnicas e estratégias de ensino e de aprendizagem; humanização no e do processo educativo; e multimídia educativa e processo de avaliação educacional.
Planejamento de ações educativas
Objetivos Educacionais
Conteúdos Curriculares
Métodos de Ensino
Avaliação Educacional
Projeto pedagógico e Projeto Político Pedagógico
Metodologia de Projetos
Projeto político-pedagógico, gestão democrática e políticas públicas de educação.
Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade.
Elaboração de projetos político-pedagógicos: reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola
Função humanizadora da educação.
Métodos, técnicas e estratégias de ensino e de aprendizagem; humanização no e do processo educativo; e multimídia educativa e processo de avaliação educacional.
Sobre a abordagem
Sobre o tipo de aluno
Sobre o tipo de estratégia possível
EXTRA: Avaliações educativas
Educação em e para os direitos humanos, cidadania e diversidade cultural.
Educação a distância: paradigmas, limites e possibilidades.
Características do EAD
Benefícios e limitações da Educação a Distância
Equipe de Educação a Distância
Universidade: conceito, histórico e função social.
O que é Universidade?
Quando surgiram?
Quais as mudanças que as Universidades tiveram no Brasil?
Qual a sua função social atualmente?
Políticas públicas de educação superior e realidade brasileira.
SISU
PROUNI - Programa de Inclusão social e racial
Programa de Financiamento Estudantil – FIES
Programa Universidade para todos – PROUNI
REUNI
Cotas
Juventudes e políticas sociais: Educação, saúde e cultura. A Política de Educação Brasileira e sua relação com o contexto psicossocial. A política pública brasileira para a infância e a juventude
Juventudes e políticas sociais: Educação, saúde e cultura.
A Política de Educação Brasileira e sua relação com o contexto psicossocial.
A política pública brasileira para a infância e a juventude
Saúde mental do estudante da Educação Básica
Gestão da diversidade e políticas inclusivas na educação: Inserção e desenvolvimento escolar da pessoa com deficiência; questões étnico-raciais no âmbito escolar; ações afirmativas;
OS 20 PRINCÍPIOS MAIS IMPORTANTES DA PSICOLOGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO (APA)
Lei de constituição da equipe psicossocial nas escolas
Educação Corporativa
Elaboração de Projetos de Desenvolvimento de Pessoas: suas fases e procedimentos – diagnóstico, planejamento, execução e acompanhamento/avaliação.
Fases dos Projetos de Desenvolvimento de Pessoas e procedimentos
Diagnóstico
Planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.
Modelos Educativos
Programa Educacional
A problematização
Implementação do Processo de Educação Corporativa
Diagnóstico
Planejamento
Execução
Avaliação/Acompanhamento
Gerência de Projetos Educacionais
LEGISLAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL
Código de Ética: Resolução CFP Nº 010/05
Resolução nº 6 de 2019 COMENTADA
LIVROS COMENTADOS
BENTHAM, S. Psicologia e educação. São Paulo Edições Loyola, 2006
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da Aprendizagem
BAETA, A. M. B. Psicologia e Educação. Rio de Janeiro Forma & Ação, 2006
1.1. A empresa Psicologia Nova Ltda. (CNPJ 22.074.351/0001-80), doravante chamada CONTRATADA, oferece cursos online, compostos de aulas escritas (arquivos formato .PDF) e/ou videoaulas complementares aos alunos que os adquirem, doravante chamados CONTRATANTES.
2. Das Responsabilidades
2.1. Cabe à CONTRATADA, pelo portal de domínio www.psicologianova.com.br,
ministrar através de sua plataforma de ensino on-line o curso adquirido pelo CONTRATANTE (com PDFs e/ou vídeos), conforme descrição dos conteúdos listados como componentes do curso na sua respectiva área de compra.
2.2. O acesso aos Cursos Online é de uso pessoal e intransferível do
CONTRATANTE, sendo ilegal sua distribuição, venda, rateio, compartilhamento ou
redistribuição por qualquer modalidade.
2.2.1. Incluem-se na proibição tanto a redistribuição física (cópias reprográficas) quanto virtual (disponibilização a terceiros por meio de e-mail, bibliotecas virtuais, pastas compartilhadas, etc.).
2.2.2. O compartilhamento indevido de nosso material prejudica todos os envolvidos na etapa de produção e configura prática ilícita e crime tipificados nos arts. 22, 28, 29 e 103, da Lei n 9.160/98 (Lei de Direitos Autorais); arts. 191 e 195 da Lei n 9.279/96 e arts. 180 e 184 do Código Penal. A CONTRATANTE poderá responder legalmente tanto pela distribuição ilegal quanto receptação ilegal de nossos materiais.
2.3. Cabe ao CONTRATANTE a correta identificação no seu ato de cadastro no site. Em caso de inexatidão ou falsidade das informações prestadas pelo CONTRATANTE em seu cadastro, a CONTRATADA se reserva o direito de bloquear o acesso do usuário ao site.
2.3.1. Em caso de inexatidão ou desatualização do endereço, e-mail ou telefone do
CONTRATANTE em seu cadastro, a CONTRATADA se exime da responsabilidade de entrar em contato caso seja necessária a atualização de alguma solicitação feita ao site.
2.4. Cabe ao CONTRATANTE a completa observância dos direitos autorais
que resguardam as obras intelectuais objeto do presente contrato, nos
termos da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (altera, atualiza e
consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências).
2.4.1. Em caso de desrespeito a esta cláusula a CONTRATADA se reserva o
direito de bloquear o acesso do CONTRATANTE ao site (sem a devolução do valor
pago), além das providências legais cabíveis na defesa de seus direitos.
2.5. Ao CONTRATANTE é proibido manipular ou adulterar o conteúdo do material
didático fornecido pela CONTRATADA, de que é exemplo a exclusão de dados
constantes dos arquivos, como a identificação do CONTRATANTE (nome e CPF) que
consta da marca d’água das aulas em PDF e em outras partes dos arquivos.
3. Da Matrícula e acesso à área do aluno
3.1. Para participação do CONTRATANTE no curso on-line é exigida
prévia matrícula e aceitação de todas as cláusulas do presente TERMO DE
USO de Curso Online.
3.2. O acesso à área do aluno é oneroso e personalíssimo, sendo
proibida a distribuição e revenda por qualquer meio, pela CONTRATANTE, da
obra intelectual (aulas escritas e em vídeo) produzida pelos
PROFESSORES.
3.2.1. Em caso de desrespeito a esta cláusula, inclusive no caso de
compartilhamento de LOGIN e SENHA de acesso, a CONTRATADA se reserva o direito
de bloquear o acesso do CONTRATANTE ao site (sem a devolução do valor pago).
3.3. Os PROFESSORES disponibilizam o material do curso on-line
pela plataforma da CONTRATADA, na área do aluno, cujo acesso ocorre
através do LOGIN e SENHA cadastrados pela CONTRATANTE.
3.3.1. É responsabilidade da CONTRATANTE o sigilo do LOGIN e SENHA,
para evitar o acesso não autorizado de terceiros à área do aluno.
3.4. O CONTRATANTE poderá assistir a cada aula em vídeo por até 03 (três) vezes o seu tempo, independente da quantidade de acessos. Para isso existe um contador de tempo de acesso a cada vídeo na plataforma da CONTRATADA.
3.5. Ao alcançar o limite de 3 vezes o tempo de acesso ao vídeo, o mesmo torna-se impreterivelmente indisponível para a CONTRATANTE.
3.6. Os materiais do curso em formato .PDF que são oferecidos pela CONTRATADA podem ser acessados e baixados sem qualquer limitação durante o prazo de acesso ao curso. Após a expiração do prazo de acesso não é possível a obtenção dos conteúdos do curso.
3.7. A disponibilidade dos arquivos que compõem o curso é de responsabilidade da CONTRATADA. A responsabilidade de acesso aos arquivos dentro do prazo de utilização de cada curso é de responsabilidade da CONTRATANTE.
4. Do Cancelamento do curso ou respostas a Chamados Abertos em nosso Site
4.1. Por falta de quórum mínimo a CONTRATADA (Empresa Psicologia Nova) pode vir a cancelar o curso disponibilizado, hipótese em que a CONTRATANTE (Cliente) será informada e terá o valor da matrícula integralmente ressarcido.
4.2. Em virtude de desistência voluntária da CONTRATANTE ou descumprimento do cronograma por parte do PROFESSOR da CONTRATADA ou outros fatores devidamente justificados que prejudiquem o rendimento da CONTRATANTE, esta poderá tomar a iniciativa de cancelar a matrícula, hipótese em que o valor ressarcido corresponderá ao valor total do curso diminuído de 40%, referentes aos tributos e despesas administrativas, descontado, ainda, o valor proporcional às aulas já disponibilizadas pela CONTRATADA calculado após os referidos abatimentos. Esse valor independe do efetivo uso da CONTRATANTE do curso contratado.
4.3. Em qualquer caso, se todas as aulas já tiverem sido disponibilizadas pela CONTRATADA na área do aluno, não será possível efetuar o cancelamento.
4.4. As solicitações de cancelamento, caso seja possível (vide 4.2 e 4.3), deverão obrigatoriamente ocorrer por meio do e-mail da CONTRATADA: contato@psicologianova.com.br, e a empresa tem 15 (quinze) dias úteis para analisar e comunicar o resultado da análise do pedido e, em caso de confirmação da restituição, 15 (quinze) dias úteis para solicitar ao meio de pagamento (PAGAR-ME) para fazer a restituição de valores.
4.5. Os chamados devem ser abertos através da área do aluno e a CONTRATADA terá o prazo de até 15 (quinze) dias para responder.
4.6. Créditos não podem ser utilizados cumulativamente com cupons de desconto na aquisição dos cursos da CONTRATADA.
5. Das condições gerais
5.1. O acesso da CONTRATANTE ao ambiente do curso on-line se dá durante
o prazo de vigência do mesmo, constante do site. Não
haverá disponibilização do material após o final da vigência do curso
contratado.
5.2. Dúvidas e casos omissos devem ser encaminhados à CONTRATADA, exclusivamente
através do e-mail contato@psicologianova.com.br
5.3. Fica eleito o foro da comarca da cidade de Brasília-DF, com
expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para
dirimir as questões oriundas da interpretação e execução do presente TERMO
DE USO.