NOTÍCIAS

Psicologia Nova

1,4 KLeituras
Pedido de vagas para Psicólogo na Receita Federal do Brasil!
Quinta-Feira, 23 de Junho de 2016

Olá Psicólogos!


Foram divulgados dois pedidos de autorização de concurso do Ministério da Fazenda (MF), com o total de 2.495 vagas para a própria pasta e outros órgãos ligados à ela.


As carreiras mais aguardadas em concursos são também as que tiveram o maior números de vagas solicitadas – 1.000, sendo 400 para auditor-fiscal e 600 para analista tributário, com salários de R$ 18.754,20 e R$ 10.623,92, respectivamente. Ambas exigem ensino superior completo.


Quando se pensa em concurso para a Receita, logo vem a mente o cargo de auditor da Receita, que é um cargo dificílimo e muito conhecido entre os concurseiros. Entretanto, também haverá oportunidade para 2 vagas na área de Psicologia, sendo que pela natureza do órgão, tudo indica que serão vagas voltadas para a Psicologia Organizacional!


A banca que costuma executar este concurso é a ESAF. Para termos idéia de como a ESAF pode cobrar conhecimentos de RH , vejamos a questão abaixo:


-ESAF – CVM 2012 . A Avaliação 360º é um método:
a) que se baseia no fato de que, no comportamento humano, existem certas características extremas capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracasso).
b) que consiste na utilização de retornos que incluem diversas fontes que tentam captar o maior número de canais e direções.
c) que enfatiza o desempenho futuro, ou melhor, as potencialidades ou as características do avaliado as quais facilitarão que amanhã este assuma tarefas e atividades que lhe serão atribuídas por vários canais e direções.
d) que se baseia na comparação periódica entre os resultados fi xados (ou esperados) para cada funcionário e os resultados efetivamente alcançados.
e) desenvolvido com base em entrevistas com o superior hierárquico. É amplo e permite, além de um diagnóstico do desempenho do empregado, a possibilidade de planejar juntamente com o supervisor seu desenvolvimento.


E então? O gabarito é a letra B, obviamente. Na prova poderemos encontrar questões sobre assuntos conhecidos, como este exemplo, como também poderemos encontrar questões de assuntos mais difíceis e desconhecidos.


Para quem quiser se preparar desde já para a possibilidade deste concurso, indicamos o Curso Regular 2 do Psicologia Nova ( a ser lançado no 3 trimestre de 2016). Este curso abarcará bastante matéria de Organizacional que pode ser importante para este concurso da RFB!


Vamos continuar a falar deste concurso...


Distribuição das ofertas no Ministério da Fazenda


Os Estados a serem contemplados no concurso do MF não foram divulgados, mas é bem provável que haja postos em São Paulo (SP) e no Distrito Federal (DF). Isto porque a última seleção, que ocorreu em 2014 e ainda está vigente, contou com 1.026 colocações para assistente e não apresentou chances para SP e DF, pois, na ocasião, o processo seletivo anterior, de 2012 (com 463 vagas de nível médio distribuídas entre SP e DF), não tinha expirado. Entretanto, a validade deste certame chegou ao fim em novembro de 2014.


Defasagem de pessoal


Como divulgado anteriormente pelo JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda (SindFazenda), Luis Roberto da Silva, afirmou que essa quantidade de postos ainda é insuficiente para preencher o déficit de pessoal do órgão, que cresce anualmente.


Silva comentou que a rotatividade no Ministério da Fazenda é cada vez maior. “Grande parte das pessoas que prestam o concurso tem idade entre 20 e 23 anos e está cursando o nível superior ou até mesmo já concluiu”, disse o presidente ao explicar que este é um dos motivos da alta defasagem de pessoal.


Antigamente, os concursandos ficavam muitos anos ocupando o cargo público, mas, hoje, eles buscam melhores oportunidades de trabalho, ou seja, prestam outros concursos.


As oportunidades solicitadas ao Planejamento deverão ser preenchidas nas próprias unidades do Ministério da Fazenda e da Receita Federal do Brasil (RFB). Não foram divulgadas as regiões que podem ser contempladas, mas, segundo Luis Roberto, a falta de servidores é nacional.


Neste documento, eram solicitadas 3.500 oportunidades para o quadro de pessoal do órgão, sendo 3.000 para assistente técnico administrativo e 500 para analista administrativo.
Por fim, vale a pena salientar que apesar da concorrência e o baixo número de vagas deste edital, o salário extremamente alto e a periodicidade deste edital fazem com que a preparação prévia para esta prova seja um ótimo investimento!


Um Abraço


Rafel Maciel/ Alyson Barros

1,5 KLeituras
Todo tipo de sujeito pode fazer psicanálise??
Quinta-Feira, 23 de Junho de 2016

Ola turma de estudiosos!


Postei a seguinte questão , formulada por nós, em nossos grupos do Whatsapp:


Questão Psicologia Nova 2016


Julgue a assertiva a seguir, como certa ou errada, de acordo com a teoria psicanalítica:


Quanto à capacidade de se submeter ao processo analítico, têm-se três tendências distintas de acordo com a estrutura psíquica do sujeito: o neurótico tende a ser mais analisável, haja visto que é marcado pelo desejo, pela falta e consegue estabelecer transferência. Já o psicótico, geralmente, não consegue estabelecer transferência , pois todos os seus investimentos são autodirigidos a seu corpo, dificilmente colocando o analista no lugar de “sujeito suposto saber”. Freud inicialmente criou a psicanálise para os neuróticos, cabendo depois a Klein e Lacan ( principalmente) adaptá-la aos psicóticos. Por fim, o perverso dificilmente procura a análise, pois entende que não há nada a ser analisado e tende a dissimular e manipular as sessões, afinal ele denega a angústia.


Cerca de metade dos alunos errou a resposta! Não irei dizer o gabarito diretamente, mas usarei um pouco de bom humor para contar-lhes uma piada que ajuda (indiretamente) a entender essa questão. Gostaria que tentassem responder e comentar o porquê desta questão estar certa ou errada!


“ Certa vez um grupo de psicanalistas queriam entender a diferença entre um neurótico, um psicótico e um perverso. Perguntaram para o neurótico quanto era dois mais dois. O neurótico respondeu : “ quatro”. Entretanto ele disse ter ficado cheio de dúvidas, angustiado, indeciso e incerto quanto a resposta...Ficou bastante pensativo e perguntou ao psicanalista o que ele achava, pois estava se sentindo mal, culpado e angustiado por ter falado algo errado...


Perguntarão então ao psicótico. O mesmo respondeu com muita convicção: “ É claro e evidente que o resultado é vinte e dois! Tenho uma certeza inabalável que é vinte e dois e nem venha discutir comigo pois eu sei de tudo! Eu não tenho dúvidas ou receios em dizer que é cinco! Inclusive sou um grande Matemático de Harvard e não quero gastar meu tempo aqui com essas suas perguntas idiotas! Não tem nada neste mundo que eu não saiba. Não quero mais conversar com você!!”


Por fim, perguntaram ao perverso e este disse: “ Olha, esta sua pergunta está muito simples! Eu responderia quatro, mas posso lhe explicar, através da álgebra linear, que não existe resposta! Tenho certeza disso. Aliás, certa vez, agredi minha professora que não concordou com essa minha resposta e sei que você está fazendo esta pergunta para seus estudos de psicanalise lacaniana estruturalista! Quanta bobagem, doutora, pois não preciso de psicanalise! Estou acima da lei!


Como esta anedota auxilia a explicar a nossa questão de concurso sobre as estruturas psíquicas versus análise???


Um Abraço

Rafel Maciel

CONTATO

Deixe a sua mensagem que entraremos em contato

Nós gostamos de uma ligação direta e franca com nossos alunos. Fique à vontade para nos contatar e perguntar o que desejar.

Treble
Não exibir este vídeo novamente
ATENÇÃO
Indicações enviadas com sucesso!
Aguarde...
ATENÇÃO
Indicações enviadas com sucesso!
IDENTIFIQUE-SE
Quero me cadastrar!
Esqueceu a sua senha?
OPÇÕES DO USUÁRIO
SOLICITAR NOVA SENHA