Curso Completo de Psicologia para a Prefeitura Municipal de João Pessoa - PB
O Município de João Pessoa abriu concurso para Psicólogo Escolar e nós vamos buscar os primeiros lugares com o presente Curso Completo de Psicólogo Escolar para o Município de João Pessoa.
O presente curso é um curso 100% online, com vídeos e pdfs para você estudar no seu ritmo, queremos que você tenha chances reais de aprovação!
SOBRE O NOSSO CURSO COMPLETO DE PSICOLOGIA PARA O MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
Carga Horária Total do Curso: 40 horas-aula (quarenta blocos de 25 minutos cada).
Certificado ao final do curso: Sim (após 80% de visualização do conteúdo).
Preço do certificado: Gratuito.
Professores: Alyson Barros
Prazo de acesso ao curso: 4 meses
O curso será ministrado através de videoaulas e pdfs.
SOBRE O CONCURSO:
Eis os principais dados do seu concurso até o presente momento:
Banca: IDECAN
Inscrições: 14/04 a 14/05
Vagas: 9
Aplicação da Prova Objetiva: 29/06
Locais de Realização das Provas: João Pessoa
Carga Horária Semanal: 30 horas
Link da Página de Inscrição: https://concurso.idecan.org.br/Concurso.aspx?ID=174
Salário Inicial: R$4.567,31 + R$1.370,19 Gratificação de Atividade Especifica 30%
Matérias da sua prova e pontos:
Prova Objetiva:
Língua Portuguesa – 10 questões
Legislação Educacional – 4 questões
Didática – 10 questões
Conhecimentos – 22 questões
ATENÇÃO: O curso pode ser dividido no Dottapay
- Pagamento no cartão, à vista ou em até 10x sem juros;
- Pagamento via Pix, à vista ou com parcelamento sem juros;
- Opção de boleto, à vista ou com parcelamento e sem juros; e
- Pagamento recorrente no cartão de crédito recorrente
NOSSA METODOLOGIA DE TRABALHO
Com uma metodologia inovadora e funcional, o curso específico “Curso Completo de Psicologia para Psicólogo Escolar conta com aulas expositivas (100% online), contendo teorias e questões – sobre os assuntos e direcionamentos necessários para o presente concurso.
As aulas contendo teorias e questões (aulas em pdf) e as aulas em vídeo (teoria) serão disponibilizadas de acordo com o calendário de aulas.
Serão oferecidas 40 horas-aula em vídeo, no mínimo.
ACESSO ÀS AULAS
O aluno terá o prazo, IMPRETERÍVEL/IMPRORROGÁVEL, de 4 meses, contados a partir da efetivação da matrícula, para assistir às aulas.
O aluno poderá assistir a cada aula até 03 (três) vezes, no horário que achar conveniente, bastando possuir um computador e acesso á internet banda larga. Em hipótese alguma será permitida a gravação das aulas.
PDF disponível para download e impressão.
Em hipótese alguma será permitida a gravação das aulas.
É indicado uma internet mínima de 5 Mb/s para acesso as aulas em alta resolução, sendo que também é possível o acesso com internet de 2 Mb/s em resoluções menores.
As aulas estarão disponíveis no site www.psicologianova.com.br e somente poderão ser utilizadas pelo aluno matriculado no curso, sendo vedada à cessão a terceiros.
LEIA COM ATENÇÃO:
Dois acessos simultâneos farão com que a conexão caia.
A Psicologia Nova não se responsabiliza por problemas de atualização de Flash, Java, navegadores, qualidade da conexão da internet, ou ainda, bloqueios por antivírus ou firewall. Portanto, certifique-se com antecedência que sua máquina se encontra apta para o acesso ao nosso curso. Recomendamos a utilização do navegador Safari ou Firefox (Puffin em Tablets).
Quem adquire o curso passa a ter o prazo de acesso contado a partir da liberação do acesso (ou seja, a partir da aprovação da compra e não do primeiro acesso ao curso). Temos uma preocupação didática e sincera que nossos alunos se comprometam realmente a assistir o curso e aproveitar todo o conteúdo, o prazo reafirma esse compromisso e estimula o aluno a não abandonar as aulas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Trabalharemos com TODOS os conteúdos programáticos apresentados no calendário de aulas nos pdfs e selecionaremos os tópicos mais importantes para o trabalho em vídeo-aula.
Atenção I: trabalhamos com a hora-aula (que difere da hora-relógio). Nossa hora-aula é de 50 minutos. Dividimos cada hora-aula em dois blocos de 25 minutos. Assim, por exemplo, um curso com 24 horas-aula possui se fizermos a conversão 1200 minutos de vídeo (equivalente a 20 horas de relógio). Esse é o tempo de acesso para cada vídeo no exemplo citado.
Atenção II: o acesso a cada vídeo é contabilizado pelo nosso player. Cada vídeo pode ser acessado por até 3x o seu tempo. Assim, um mesmo vídeo de 30 minutos pode ser assistido por 90 minutos (sempre que não for mais assistir ao vídeo, feche a aba do navegador). Recomendamos que o aluno planeje estrategicamente a forma de utilizar seus créditos para cada vídeo e que os use com sabedoria. Funciona com os aprovados até aqui e certamente funcionará com você!
Atenção III: Nem todos os conteúdos teóricos possuirão videoaula. Selecionaremos os principais tópicos para disponibilizarmos vídeos. Porém, todo o conteúdo específico será abordado nas aulas escritas.
Dúvidas sobre o acesso? Assista: https://youtu.be/dYw1rEhzXHY
Disciplina: Língua Portuguesa
Aula | Conteúdo | Data da Liberação |
1 | Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. | Liberado |
2 | Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. | Liberado |
3 | Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. | Liberado |
Disciplina: Didática
Aula | Conteúdo | Liberação |
1 | 1. Processo Didático e Planejamento Educacional O processo didático e suas dimensões O planejamento e seus elementos estruturantes e integradores O planejamento didático Natureza e objeto de estudo dos diferentes componentes curriculares A gestão da sala de aula | 28/04/2025 |
2 | 2. Conteúdos e Competências Os conteúdos escolares e suas tipologias: Conteúdos conceituais Conteúdos procedimentais Conteúdos atitudinais Habilidades e competências na educação básica Tendências pedagógicas | 02/05/2025 |
3 | 3. Projeto Pedagógico Fundamentos do Projeto Pedagógico da escola Princípios e estrutura Elaboração do Projeto Pedagógico 4. Metodologias de Ensino Enfoques teóricos Diversidade de abordagens e procedimentos Metodologias ativas Formas de organização do currículo na educação básica | 09/05/2025 |
4 | 5. Avaliação da Aprendizagem Concepções de avaliação Funções da avaliação Tipos de avaliação Instrumentos e técnicas de avaliação Conselho de classe e sua função pedagógica 6. Comunicação Pedagógica Componentes da comunicação pedagógica Funções da comunicação pedagógica Tipos de comunicação pedagógica | 16/05/2025 |
5 | 7. Tecnologias Educacionais e Recursos Digitais Plataformas de Aprendizagem Online: Moodle Google Classroom Outras ferramentas educacionais digitais Recursos Multimídia: Uso de vídeos Podcasts Infográficos Recursos visuais e auditivos no ensino-aprendizagem Ferramentas de Colaboração: Google Docs Trello Padlet Aplicações em sala de aula Estratégias Digitais: Gamificação: elementos de jogos aplicados ao ensino Avaliação digital: Métodos e ferramentas (quizzes, testes interativos) Interpretação dos dados gerados 8. Inclusão e Segurança Digital Inclusão digital no contexto educacional Educação híbrida Segurança digital: Importância da segurança online Educação para o uso responsável da tecnologia | 30/05/2025 |
Aula | Conteúdo | Liberação |
1 | Plataformas de Aprendizagem Online: Moodle, Google Classroom e outras ferramentas; Recursos | 02/05/2025
|
2 | Ferramentas de Colaboração: Google Docs, Trello e Padlet, e | 09/05/2025 |
3 | Inclusão Digital. Educação Híbrida. | 16/05/2025 |
Disciplina: Legislação Educacional
Aula | Conteúdo | Liberação |
1 | 1. Constituição Federal de 1988 Fundamentos constitucionais da educação no Brasil Direitos sociais e dever do Estado com a educação (Art. 6º e Art. 205 a 214) 2. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 Direitos fundamentais da criança e do adolescente Direito à educação, ao respeito e à dignidade Medidas de proteção e responsabilidade do poder público e da escola
| 25/04/2025 |
2 | 3. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394/1996 Princípios e fins da educação nacional Organização da educação básica e superior Diretrizes curriculares e responsabilidade dos entes federados 4. Plano Nacional de Educação (PNE) Lei nº 13.005/2014 – PNE para o decênio 2014–2024 Metas e estratégias para a educação básica e superior Monitoramento e avaliação do cumprimento das metas Lei nº 14.934/2024 – Prorrogação do PNE Extensão dos prazos e diretrizes complementares | 02/05/2025 |
3 | 5. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 Documento de implantação da BNCC Competências gerais e específicas Aplicação na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio 6. Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) Lei nº 13.146/2015 Princípios de acessibilidade, equidade e inclusão no ambiente escolar Atendimento educacional especializado | 16/05/2025 |
4 | 7. Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena Lei nº 10.639/2003 – Inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo Lei nº 11.645/2008 – Ampliação para incluir também a cultura indígena Obrigatoriedade no ensino fundamental e médio | 30/05/2025 |
Disciplina: Psicologia Escolar
Aula | Conteúdo | Liberação |
1 | 1. Ética Profissional e Legislação Código de Ética do Psicólogo Resoluções do Conselho Federal de Psicologia Sigilo profissional no contexto escolar Relações interprofissionais Documentos psicológicos no contexto educacional | LIBERADA |
2 | 2. Fundamentos da Psicologia da Educação Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget Teoria Sociocultural de Vygotsky Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner Teoria da Aprendizagem Social de Bandura Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erikson 3. Desenvolvimento Social e Emocional Aspectos socioemocionais Desenvolvimento socioemocional na infância e adolescência Competências socioemocionais na escola Inteligência emocional no contexto educacional Habilidades sociais e relacionamento interpessoal Manejo do estresse e ansiedade no ambiente escolar 4. Processos de Ensino-Aprendizagem Desenvolvimento cognitivo e processos de aprendizagem Fatores que influenciam a aprendizagem Motivação e aprendizagem Metacognição e estratégias de aprendizagem Memória e processos cognitivos na aprendizagem | LIBERADA |
3 | 5. Psicologia Escolar e Educacional Atuação do Psicólogo na Escola História da psicologia escolar no Brasil Papel e funções do psicólogo escolar Intervenção psicológica no contexto educacional Assessoria à equipe escolar Orientação a pais e responsáveis 6. Diagnóstico e Intervenção Avaliação psicoeducacional Dificuldades de aprendizagem Problemas de comportamento no contexto escolar Bullying e violência escolar Mediação de conflitos no ambiente escolar 7. Metodologia e Prática em Psicologia Educacional Observação psicológica no contexto escolar Entrevista psicológica com alunos, pais e professores Técnicas de grupo no contexto educacional Instrumentos de avaliação psicoeducacional Elaboração de relatórios e pareceres Conhecimentos básicos inerentes às atividades do cargo | 02/05/2025 |
4 | 8. Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais Educação Inclusiva: Políticas públicas de educação inclusiva Marcos legais da educação especial Adaptações curriculares Acessibilidade e tecnologias assistivas Trabalho colaborativo entre equipe multiprofissional 9. Necessidades Educacionais Especiais: Transtornos do Neurodesenvolvimento (TEA, TDAH) Deficiências sensoriais, físicas e intelectuais Altas habilidades/superdotação Transtornos específicos de aprendizagem Estratégias de intervenção e adaptação curricular | 16/05/2025 |
5 | 10. Relação Família-Escola Orientação familiar Participação dos pais no processo educativo Grupos de pais e responsáveis Mediação entre família e escola 11. Trabalho Colaborativo e Multidisciplinar Educação escolar Trabalho colaborativo entre profissionais da educação e saúde Práticas interdisciplinares no ambiente escolar | 30/05/2025 |
Em função da disponibilidade dos professores e da necessidade do curso, poderão ocorrer eventuais mudanças de calendário. Essas mudanças serão sempre comunicadas aos alunos.
ATENÇÃO: Nem todos os conteúdos teóricos possuirão videoaula. Selecionaremos os principais tópicos para disponibilizarmos vídeos. Porém, todo o conteúdo específico estará abordado nas aulas escritas em pdf.
Aula | Conteúdo | Liberação |
1 | 1. Ética Profissional e Legislação Código de Ética do Psicólogo Resoluções do Conselho Federal de Psicologia Sigilo profissional no contexto escolar Relações interprofissionais Documentos psicológicos no contexto educacional | LIBERADA |
2 | 2. Fundamentos da Psicologia da Educação Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget Teoria Sociocultural de Vygotsky Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner Teoria da Aprendizagem Social de Bandura Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erikson 3. Desenvolvimento Social e Emocional Aspectos socioemocionais Desenvolvimento socioemocional na infância e adolescência Competências socioemocionais na escola Inteligência emocional no contexto educacional Habilidades sociais e relacionamento interpessoal Manejo do estresse e ansiedade no ambiente escolar 4. Processos de Ensino-Aprendizagem Desenvolvimento cognitivo e processos de aprendizagem Fatores que influenciam a aprendizagem Motivação e aprendizagem Metacognição e estratégias de aprendizagem Memória e processos cognitivos na aprendizagem | 25/04/2025 |
3 | 5. Psicologia Escolar e Educacional Atuação do Psicólogo na Escola História da psicologia escolar no Brasil Papel e funções do psicólogo escolar Intervenção psicológica no contexto educacional Assessoria à equipe escolar Orientação a pais e responsáveis 6. Diagnóstico e Intervenção Avaliação psicoeducacional Dificuldades de aprendizagem Problemas de comportamento no contexto escolar Bullying e violência escolar Mediação de conflitos no ambiente escolar 7. Metodologia e Prática em Psicologia Educacional Observação psicológica no contexto escolar Entrevista psicológica com alunos, pais e professores Técnicas de grupo no contexto educacional Instrumentos de avaliação psicoeducacional Elaboração de relatórios e pareceres Conhecimentos básicos inerentes às atividades do cargo | 02/05/2025 |
4 | 8. Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais Educação Inclusiva: Políticas públicas de educação inclusiva Marcos legais da educação especial Adaptações curriculares Acessibilidade e tecnologias assistivas Trabalho colaborativo entre equipe multiprofissional 9. Necessidades Educacionais Especiais: Transtornos do Neurodesenvolvimento (TEA, TDAH) Deficiências sensoriais, físicas e intelectuais Altas habilidades/superdotação Transtornos específicos de aprendizagem Estratégias de intervenção e adaptação curricular | 16/05/2025 |
5 | 10. Relação Família-Escola Orientação familiar Participação dos pais no processo educativo Grupos de pais e responsáveis Mediação entre família e escola 11. Trabalho Colaborativo e Multidisciplinar Educação escolar Trabalho colaborativo entre profissionais da educação e saúde Práticas interdisciplinares no ambiente escolar | 30/05/2025 |
Psicologia do Desenvolvimento 01 Fundamentos AB
Psicologia do Desenvolvimento 02 PIAGET Parte 1 AB
1.1. A empresa Psicologia Nova Ltda. (CNPJ 22.074.351/0001-80), doravante chamada CONTRATADA, oferece cursos online, compostos de aulas escritas (arquivos formato .PDF) e/ou videoaulas complementares aos alunos que os adquirem, doravante chamados CONTRATANTES.
2. Das Responsabilidades
2.1. Cabe à CONTRATADA, pelo portal de domínio www.psicologianova.com.br, ministrar através de sua plataforma de ensino on-line o curso adquirido pelo CONTRATANTE (com PDFs e/ou vídeos), conforme descrição dos conteúdos listados como componentes do curso na sua respectiva área de compra.
2.2. O acesso aos Cursos Online é de uso pessoal e intransferível do CONTRATANTE, sendo ilegal sua distribuição, venda, rateio, compartilhamento ou redistribuição por qualquer modalidade.
2.2.1. Incluem-se na proibição tanto a redistribuição física (cópias reprográficas) quanto virtual (disponibilização a terceiros por meio de e-mail, bibliotecas virtuais, pastas compartilhadas, etc.).
2.2.2. O compartilhamento indevido de nosso material prejudica todos os envolvidos na etapa de produção e configura prática ilícita e crime tipificados nos arts. 22, 28, 29 e 103, da Lei n 9.160/98 (Lei de Direitos Autorais); arts. 191 e 195 da Lei n 9.279/96 e arts. 180 e 184 do Código Penal. A CONTRATANTE poderá responder legalmente tanto pela distribuição ilegal quanto receptação ilegal de nossos materiais.
2.3. Cabe ao CONTRATANTE a correta identificação no seu ato de cadastro no site. Em caso de inexatidão ou falsidade das informações prestadas pelo CONTRATANTE em seu cadastro, a CONTRATADA se reserva o direito de bloquear o acesso do usuário ao site.
2.3.1. Em caso de inexatidão ou desatualização do endereço, e-mail ou telefone do CONTRATANTE em seu cadastro, a CONTRATADA se exime da responsabilidade de entrar em contato caso seja necessária a atualização de alguma solicitação feita ao site.
2.4. Cabe ao CONTRATANTE a completa observância dos direitos autorais que resguardam as obras intelectuais objeto do presente contrato, nos termos da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências).
2.4.1. Em caso de desrespeito a esta cláusula a CONTRATADA se reserva o direito de bloquear o acesso do CONTRATANTE ao site (sem a devolução do valor pago), além das providências legais cabíveis na defesa de seus direitos.
2.5. Ao CONTRATANTE é proibido manipular ou adulterar o conteúdo do material didático fornecido pela CONTRATADA, de que é exemplo a exclusão de dados constantes dos arquivos, como a identificação do CONTRATANTE (nome e CPF) que consta da marca d’água das aulas em PDF e em outras partes dos arquivos.
3. Da Matrícula e acesso à área do aluno
3.1. Para participação do CONTRATANTE no curso on-line é exigida prévia matrícula e aceitação de todas as cláusulas do presente TERMO DE USO de Curso Online.
3.2. O acesso à área do aluno é oneroso e personalíssimo, sendo proibida a distribuição e revenda por qualquer meio, pela CONTRATANTE, da obra intelectual (aulas escritas e em vídeo) produzida pelos PROFESSORES.
3.2.1. Em caso de desrespeito a esta cláusula, inclusive no caso de compartilhamento de LOGIN e SENHA de acesso, a CONTRATADA se reserva o direito de bloquear o acesso do CONTRATANTE ao site (sem a devolução do valor pago).
3.3. Os PROFESSORES disponibilizam o material do curso on-line pela plataforma da CONTRATADA, na área do aluno, cujo acesso ocorre através do LOGIN e SENHA cadastrados pela CONTRATANTE.
3.3.1. É responsabilidade da CONTRATANTE o sigilo do LOGIN e SENHA, para evitar o acesso não autorizado de terceiros à área do aluno.
3.4. O CONTRATANTE poderá assistir a cada aula em vídeo por até 03 (três) vezes o seu tempo, independente da quantidade de acessos. Para isso existe um contador de tempo de acesso a cada vídeo na plataforma da CONTRATADA.
3.5. Ao alcançar o limite de 3 vezes o tempo de acesso ao vídeo, o mesmo torna-se impreterivelmente indisponível para a CONTRATANTE.
3.6. Os materiais do curso em formato .PDF que são oferecidos pela CONTRATADA podem ser acessados e baixados sem qualquer limitação durante o prazo de acesso ao curso. Após a expiração do prazo de acesso não é possível a obtenção dos conteúdos do curso.
3.7. A disponibilidade dos arquivos que compõem o curso é de responsabilidade da CONTRATADA. A responsabilidade de acesso aos arquivos dentro do prazo de utilização de cada curso é de responsabilidade da CONTRATANTE.
4. Do Cancelamento do curso ou respostas a Chamados Abertos em nosso Site
4.1. Por falta de quórum mínimo a CONTRATADA (Empresa Psicologia Nova) pode vir a cancelar o curso disponibilizado, hipótese em que a CONTRATANTE (Cliente) será informada e terá o valor da matrícula integralmente ressarcido.
4.2. Em virtude de desistência voluntária da CONTRATANTE ou descumprimento do cronograma por parte do PROFESSOR da CONTRATADA ou outros fatores devidamente justificados que prejudiquem o rendimento da CONTRATANTE, esta poderá tomar a iniciativa de cancelar a matrícula, hipótese em que o valor ressarcido corresponderá ao valor total do curso diminuído de 40%, referentes aos tributos e despesas administrativas, descontado, ainda, o valor proporcional às aulas já disponibilizadas pela CONTRATADA calculado após os referidos abatimentos. Esse valor independe do efetivo uso da CONTRATANTE do curso contratado.
4.3. Em qualquer caso, se todas as aulas já tiverem sido disponibilizadas pela CONTRATADA na área do aluno, não será possível efetuar o cancelamento.
4.4. As solicitações de cancelamento, caso seja possível (vide 4.2 e 4.3), deverão obrigatoriamente ocorrer por meio do e-mail da CONTRATADA: contato@psicologianova.com.br, e a empresa tem 15 (quinze) dias úteis para analisar e comunicar o resultado da análise do pedido e, em caso de confirmação da restituição, 15 (quinze) dias úteis para solicitar ao meio de pagamento (PAGAR-ME) para fazer a restituição de valores.
4.5. Os chamados devem ser abertos através da área do aluno e a CONTRATADA terá o prazo de até 15 (quinze) dias para responder.
4.6. Créditos não podem ser utilizados cumulativamente com cupons de desconto na aquisição dos cursos da CONTRATADA.
5. Das condições gerais
5.1. O acesso da CONTRATANTE ao ambiente do curso on-line se dá durante o prazo de vigência do mesmo, constante do site. Não haverá disponibilização do material após o final da vigência do curso contratado.
5.2. Dúvidas e casos omissos devem ser encaminhados à CONTRATADA, exclusivamente através do e-mail contato@psicologianova.com.br
5.3. Fica eleito o foro da comarca da cidade de Brasília-DF, com expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir as questões oriundas da interpretação e execução do presente TERMO DE USO.