CONTEÚDOS TRABALHADOS:
Considerações Iniciais............................................................................................ 5
Conteúdos trabalhados........................................................................................ 5
Sobre o Professor.................................................................................................... 5
Introdução à Psicologia da Educação............................................................... 7
Maturação (inatismo) versus Ambiente?.......................................................................................................... 7
Visão Nomotética versus Visão Idiográfica?.................................................................................................. 9
Conceituação Individualista ou
Não-Individualista?.......................................................................... 10
Considerações sobre a abordagem Psicológica da Educação................... 11
Psicologia da aprendizagem: teorias da aprendizagem. Princípios básicos do
Behavorismo e implicações educacionais.................................................................................... 17
O que é aprendizagem................................................................................................................................................. 17
O que é a Psicologia da Aprendizagem............................................................................................................. 18
Teorias da aprendizagem........................................................................................................................................... 19
A abordagem behaviorista....................................................................................................................................... 22
A Instrução Programada........................................................................................................................................... 36
A perspectiva comportamentalista e a educação............................................................................................ 37
Teorias Cognitivistas.................................................................................................................................................. 38
Teorias Humanistas...................................................................................................................................................... 40
Epistemologia genética de Jean Piaget. Perspectiva sócio- interacionista de
Vigotsky 41
Piaget.................................................................................................................................................................................... 41
Vygotsky............................................................................................................................................................................. 50
Wallon................................................................................................................................................................................. 55
Comparação entre Piaget, Vygotsky e Wallon.......................................................................................... 60
A teoria da complexidade de Edgar Morin..................................................... 61
Texto Extra........................................................................................................................................................................ 64
Questões................................................................................................................... 74
Teorias da Aprendizagem..................................................................................... 84
Associacionistas versus mediacionais............................................................................................................... 84
Os associacionistas..................................................................................................................................................... 84
Os mediacionistas....................................................................................................................................................... 85
O Empirismo, inatismo e maturacionismo...................................................................................................... 88
Empirismo (ou ambientalismo)............................................................................................................................ 88
Inatismo-Maturacionismo...................................................................................................................................... 88
Interacionismo.............................................................................................................................................................. 88
Teorias específicas relevantes.............................................................................................................................. 88
Uma breve apresentação das teorias.................................................................................................................... 89
Ausubel.............................................................................................................................................................................. 91
Gagné................................................................................................................................................................................ 98
Relação professor e aluno............................................................................... 100
Bases psicológicas da aprendizagem............................................................. 101
A atenção e suas alterações (C11)................................................................................................................... 101
A memória e suas alterações (15)..................................................................................................................... 103
Conteúdo Extra I.................................................................................................. 104
Questões................................................................................................................. 108
Gabaritos............................................................................................................... 124
A clínica psicanalítica da criança e do adolescente com dificuldades de
aprendizagem. 125
Psicanálise infantil e as dificuldades de
aprendizagem.................................................................... 126
O brincar.......................................................................................................................................................................... 126
Freud.................................................................................................................................................................................. 127
Anna Freud..................................................................................................................................................................... 127
Melanie Klein............................................................................................................................................................... 128
Winnicott........................................................................................................................................................................ 129
Françoise Dolto.......................................................................................................................................................... 129
Maud Mannoni............................................................................................................................................................. 130
A procura pelo atendimento clínico............................................................................................................. 130
O Conceito de Fracasso Escolar........................................................................................................................ 130
As queixas trazidas à psicanálise e um
pouquinho de Bion............................................................... 132
Conhecimento dos processos de aprendizagem e das diferenças individuais
para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais diferenciados.................. 145
Inclusão e Educação Inclusiva.......................................................................................................................... 145
Avaliação de Alunos em programas de Inclusão................................................................................... 148
Adaptações Curriculares Necessárias........................................................................................................... 148
Práticas em Formação docente para a Inclusão...................................................................................... 151
Elaboração de projetos político-pedagógicos:
reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola 153
EXTRA: A compreensão do universo infantil
através do brincar............................................... 157
Questões................................................................................................................. 158
Gabaritos............................................................................................................... 159
Universo afetivo e sociocultural do estudante no cotidiano escolar. 159
O Universo Afetivo................................................................................................................................................... 160
Pestalozzi, Wallon, Piaget, Vigotsky e a
Afetividade...................................................................... 163
Afetividade e atuação do psicólogo escolar............................................................................................ 172
O papel do Professor na construção Socioafetiva
Infantil........................................................... 173
O aspecto Sociocultural do Estudante....................................................................................................... 174
Implementação de sistemas motivacionais com a participação direta do
professor/aluno.................................................................................................................................... 177
Caminhos para a transformação da prática de
sala de aula............................................................ 178
Sistemas motivacionais escolares para alunos
e professores......................................................... 189
Texto Extra I: A Afetividade na Relação Educativa................................... 191
Texto Extra II: A
qualidade da educação: perspectivas e desafios....... 199
Questões................................................................................................................. 202
Gabaritos............................................................................................................... 204
Necessidades especiais na aprendizagem. Caracterização e orientação da
pessoa com deficiência. Alternativas de intervenção diagnóstica, Práticas
pedagógicas e apoio às adequações curriculares. Orientação ao professor e à
comunidade escolar......... 205
Caracterização e orientação da pessoa com
deficiência.................................................................... 211
Sobre o Diagnóstico das Necessidades
Especiais de Educação........................................................ 228
Um último caroço de conhecimento............................................................... 234
Práticas pedagógicas e apoio às adequações
curriculares............................................................... 239
Orientação ao professor e à comunidade
escolar................................................................................. 243
Questões................................................................................................................. 243
Gabaritos............................................................................................................... 245
Tópico Extra: Planejamento Pedagógico..................................................... 246
Projeto Pedagógico. Metodologia de projetos, Interdisciplinaridade e
globalização do conhecimento, análise de dificuldades, problemas e
potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade............................................................................ 257
Projeto Pedagógico.................................................................................................................................................. 258
Metodologia de Projetos..................................................................................................................................... 259
A consideração do aspecto político na
educação................................................................................... 261
Dimensões do PPP....................................................................................................................................................... 261
Quem participa da elaboração dos PPPs?.................................................................................................... 262
Princípios norteadores dos PPPs...................................................................................................................... 262
Características dos projetos pedagógicos.................................................................................................. 266
Conteúdos de um PPP............................................................................................................................................... 267
Avaliação dos PPPs.................................................................................................................................................... 267
Revisão dos PPPs......................................................................................................................................................... 268
Etapas de um projeto escolar............................................................................................................................. 268
Interdisciplinaridade e Globalização do
Conhecimento................................................................. 269
Análise de dificuldades. Problemas e
potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade 271
Questões................................................................................................................. 272
Gabaritos............................................................................................................... 274
Teorias da Aprendizagem I
Planejamento Educacional - Parte 1
Manual de Psicologia Escolar - Parte 1
1.1. A empresa Psicologia Nova Ltda., doravante chamada CONTRATADA, oferece cursos online, compostos de aulas escritas (arquivos formato .PDF) e/ou videoaulas complementares aos alunos que os adquirem, doravante chamados CONTRATANTES.
2. Das Responsabilidades
2.1. Cabe à CONTRATADA, pelo portal de domínio www.psicologianova.com.br,
ministrar através de sua plataforma de ensino on-line o curso adquirido pelo CONTRATANTE (com PDFs e/ou vídeos), conforme descrição dos conteúdos listados como componentes do curso na sua respectiva área de compra.
2.2. O acesso aos Cursos Online é de uso pessoal e intransferível do
CONTRATANTE, sendo ilegal sua distribuição, venda, rateio, compartilhamento ou
redistribuição por qualquer modalidade.
2.2.1. Incluem-se na proibição tanto a redistribuição física (cópias
reprográficas) quanto virtual (disponibilização a terceiros por meio de e-mail,
bibliotecas virtuais, pastas compartilhadas, etc.).
2.3. Cabe ao CONTRATANTE a correta identificação no seu ato de cadastro
no site. Em caso de inexatidão ou falsidade das informações prestadas
pelo CONTRATANTE em seu cadastro, a CONTRATADA se reserva o direito
de bloquear o acesso do usuário ao site.
2.3.1. Em caso de inexatidão ou desatualização do endereço do
CONTRATANTE em seu cadastro, a CONTRATADA se exime de reenvio de brindes
e produtos sorteados cuja entrega tenha sido frustrada por este motivo.
2.4. Cabe ao CONTRATANTE a observância dos direitos autorais
que resguardam as obras intelectuais objeto do presente contrato, nos
termos da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (altera, atualiza e
consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências).
2.4.1. Em caso de desrespeito a esta cláusula a CONTRATADA se reserva o
direito de bloquear o acesso do CONTRATANTE ao site (sem a devolução do valor
pago), além das providências legais cabíveis na defesa de seus direitos.
2.5. Ao CONTRATANTE é proibido manipular ou adulterar o conteúdo do material
didático fornecido pela CONTRATADA, de que é exemplo a exclusão de dados
constantes dos arquivos, como a identificação do CONTRATANTE (nome e CPF) que
consta da marca d’água das aulas em PDF e em outras partes dos arquivos.
3. Da Matrícula e acesso à área do aluno
3.1. Para participação do CONTRATANTE no curso on line é exigida
prévia matrícula e aceitação de todas as cláusulas do presente TERMO DE
USO de Curso Online.
3.2. O acesso à área do aluno é oneroso e personalíssimo, sendo
proibida a distribuição e revenda por qualquer meio, pela CONTRATANTE, da
obra intelectual (aulas escritas e em vídeo) produzida pelos
PROFESSORES.
3.2.1. Em caso de desrespeito a esta cláusula, inclusive no caso de
compartilhamento de LOGIN e SENHA de acesso, a CONTRATADA se reserva o direito
de bloquear o acesso do CONTRATANTE ao site (sem a devolução do valor pago).
3.3. Os PROFESSORES disponibilizam o material do curso on line
pela plataforma da CONTRATADA, na área do aluno, cujo acesso ocorre
através do LOGIN e SENHA cadastrados pela CONTRATANTE.
3.3.1. É responsabilidade da CONTRATANTE o sigilo do LOGIN e SENHA,
para evitar o acesso não autorizado de terceiros à área do aluno.
4. Do Cancelamento do curso
4.1. Por falta de quórum mínimo a CONTRATADA (Empresa Psicologia Nova) pode vir a cancelar o curso disponibilizado, hipótese em que a CONTRATANTE (Cliente) será informada e terá o valor da matrícula integralmente ressarcido.
4.2. Em virtude de desistência voluntária da CONTRATANTE ou descumprimento do cronograma por parte do
PROFESSOR da CONTRATADA ou outros fatores devidamente justificados que
prejudiquem o rendimento da CONTRATANTE, esta poderá tomar a iniciativa de
cancelar a matrícula, hipótese em que o valor ressarcido corresponderá ao
valor total do curso diminuído de 40%, referentes
aos tributos e despesas administrativas, descontado, ainda, o valor
proporcional às aulas já disponibilizadas pela CONTRATADA calculado após os
referidos abatimentos.
4.3. Em qualquer caso, se todas as aulas já tiverem sido disponibilizadas pela CONTRATADA na área do aluno, não será possível efetuar o cancelamento.
4.4. As solicitações de cancelamento, caso seja possível (vide 4.2 e 4.3), deverão obrigatoriamente ocorrer por meio do e-mail da CONTRATADA: contato@psicologianova.com.br, e a empresa tem 15 (quinze) dias úteis para analisar e comunicar o resultado da análise do pedido e, em caso de confirmação da restituição, 15 (quinze) dias úteis para solicitar ao meio de pagamento (PAGAR-ME) para fazer a restituição de valores.
5. Das condições gerais
5.1. O acesso da CONTRATANTE ao ambiente do curso on line se dá durante
o prazo de vigência do mesmo, constante do site. Não
haverá disponibilização do material após o final da vigência do curso
contratado.
5.2. Dúvidas e casos omissos devem ser encaminhados à CONTRATADA, exclusivamente
através do e-mail contato@psicologianova.com.br
5.3. Fica eleito o foro da comarca da cidade de Brasília-DF, com
expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para
dirimir as questões oriundas da interpretação e execução do presente TERMO
DE USO.